Ministério Público irá fazer uma vistoria no Gericinó

Segundo Jornal o Dia – Diante dos problemas apresentados no relatório do Instituto Estadual do Ambiente(INEA), responsável pela fiscalização de barreiras no estado do rio, o Ministério Público Federal decidiu que irá visitar tanto a barreira do Gericinó quanto Juturnaíba, que fica entre Araruama e Silva Jardim, pelas 2 serem classificadas como de alto risco.

o maior problema citado pelo relatório do INEA é a falta de manutenção de ambas as barragens. Apesar não serem barragens de rejeitos, como foi em brumadinho, existe um potencial risco, tanto que no relatório a barragem do Gericinó recebeu 2 selos: Alto DPA e Alto CRI.

Alto DPA(Dano Potencial Associado) – Está associado com o impacto ambiental, econômico e social que a barragem pode provocar em caso de um incidente.

Alto CRI(Categoria de Risco) – é o índice que atribui a probabilidade de risco de um acidente, o critério principal é a falta de manutenção no local.

Com isso, a Agência Nacional de Águas(ANA) realizou um estudo e está alertando os órgãos fiscalizadores regionais e locais realizarem parcerias para intensificar o monitoramento das instalações.

Infelizmente, a população nilopolitana tem uma prefeitura tão incompetente, que nesses 2 anos de governo Farid Abrão, não houve se quer uma vistoria nessas barragens. A Secretaria de Meio Ambiente tem o poder de polícia na fiscalização de tudo que pode impactar o meio ambiente mas sob o comando de Farid Abrão virou uma espécie de secretaria do parque, na qual só promove eventos no parque natural. Além disso, temos a secretaria de Defesa Civil, que só tem defesa por causa do nome pois o trabalho do órgãos é só atacar árvores e plantar. A famosa poda de árvores é, na verdade, depenar as poucas áreas verdes no meio urbano.

Felizmente, a população tem outros órgãos como o Ministério Público que tem disposição e competência técnica para ajudar o município. Bem diferente da Prefeitura com a decadente gestão de Farid Abrão e seus secretários.

2 Comentários

Leave a Comment